top of page

Vencendo o Jogo Interior

Atualizado: 25 de jan. de 2020



Ontem à tarde recebi uma mensagem da Edna (nome fictício), uma cliente que posteriormente pude ajudar numa Sessão Estratégica. Nessa mensagem ela me revelava que estava passando por profunda depressão, e estava cansada de tanta luta sem obter nenhum resultado, já se sentia fraca e desorientada. Foi então que vi que poderia ajudá-la isolando aquele quadro negativo, colocando ela no presente e gerando clareza no cenário dela.

Eu sabia que poderia criar um efeito colateral gerando o isolamento daquela situação traumática, já que Coach não trata trauma.

A partir daí eu criei o seguinte cenário dizendo a ela:

“Imagine que todos nós estamos matriculados na escola da vida. Nessa escola, quando você ingressou, recebeu um corpo com um nome que no seu caso é Edna. É a Edna que vai passar pelo aprendizado, pelas provas, pelos desafios e é você que vai comandar tudo isso, quer dizer, como ela se sai nessa jornada. É como o carro e o motorista, por isso olhe sempre de fora, pois fica mais fácil entender o jogo da vida, e perceber também suas ciladas, pois esse é o seu jogo interior. Uma cilada comum é você se identificar com seus sofrimentos, pois eles não são seus, eles são da Edna. Eu sei que é difícil conceber essa ideia assim, mas tente entender que a Edna é quem reclama, quem chama a sua atenção, quem quer controlar a sua vida, é quem julga e critica, e assim apenas observe seus movimentos mentais, sem conceituar ou julgar, pois é você que vai executar tudo e não a Edna, sendo assim então relaxe!

Eu costumo ensinar aos meus clientes de Coaching a falar com eles mesmos na 3ª pessoa. Pode ser na frente de um espelho e isso causa um distanciamento do ego, que no seu caso se chama Edna, e aí por efeito colateral você vai afastar também o sofrimento que vem dele.

Certamente você precisa parar de perder energia com coisas desnecessárias e se concentrar num objetivo, numa meta concreta e clara.

Quando eu estou sem energia faço meditação, você topa tentar isso? Meditar é uma excelente forma de conseguir energia! Se vc não sabe meditar é só fechar os olhos e observar a respiração por uns 15 minutos, no mínimo 10. Depois eu normalmente faço uma reflexão com a minha Essência Interior e pergunto a ela o que devo fazer? Todos nós temos uma Essência Interior, e ela é a nossa parte Verdade e por isso detém muita sabedoria.

Em seguida eu costumo pegar um papel e escrever três coisas que gostaria muito que acontecesse.

Depois as coloco em ordem de prioridade e escolho apenas uma das três, respiro fundo e imagino aquilo acontecendo durante 68 segundos. Depois relato, no mesmo papel, o que vi na imaginação.

Anoto embaixo em quanto tempo eu quero que aquilo aconteça e também porque eu quero que aquele objetivo aconteça?”

Bom! Essa foi a minha forma de ajudá-la.

Com essas instruções ela ficou no presente, exerceu poder sobre seus atos, clareou o foco, enxergou o caminho para começar a caminhar na direção do seu objetivo. A partir daí iniciamos o processo de coaching, e assim sua caminhada teve consistência e todo aquele estado emocional negativo ficou totalmente isolado, sem ação, pois durante esse trabalho que fizemos ela se transformou muito e não teve mais esse tipo de problema.

No próximo conteúdo vou contar o caso da Jaqueline, uma cliente que não dirigia mais seu carro por causa de um trauma.

Acesse o Programa Conexão Expert – https://www.serfelizsempre.com/conexao-expert

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page